Tutoriais App





Baixando e Instalando o Aplicativo para criar uma Rede MyHouse

Vamos ajudar você a configurar o aplicativo MyHouse, de Exatron.  Este aplicativo serve para você comandar os diversos dispositivos que fazem parte de sua rede doméstica de dispositivos, ou devices.

Você o encontrará na APPstore, se tiver um iPhone, ou na Google Play Store, se seu aparelho usar o sistema Android. Basta buscar por “MyHouse”. Baixe e execute o programa.

O Smartphone que será usado para instalar o aplicativo e configurar os devices será o Smart Mestre, então utilize o Smartphone correto para a operação.

Abra o aplicativo e clique em “ Criar uma nova rede”. Se você concorda com os termos de uso, marque “li e aceito os termos de uso”. Leia as informações e pressione “prosseguir”. 

Agora, vamos configurar as informações para a nova rede colocando as informações solicitadas:  o nome, ícone, método de inicialização, etc.) e depois pressionaremos o botão “salvar dados”. 

É essencial que os devices estejam dentro da área de alcance do aparelho para que haja comunicação entre eles. Você deve se certificar de que todos os devices de sua rede estejam conectados na alimentação elétrica e o led azul, indicador de boa comunicação, esteja piscando rapidamente.

Adicionando um dispositivo MyHouse

Você já deve ter baixadoo aplicativo e criado sua rede MyHouse. Para adicionar novos dispositivos a nossa rede, na tela principal do APP Myhouse, clique no botão “+”. Na tela de adição pressione o botão “Adicionar device”, e vá seguindo as instruções.

Depois  pressione o botão “Prosseguir”. Leia as instruções da tela seguinte aguarde enquanto o APP Myhouse busca os dispositivos que serão instalados. Busca encerrada e os dispositivos encontrados serão exibidos na tela de seleção de dispositivos.

Selecione o primeiro dispositivo a ser instalado e pressione o botão “Conectar dispositivo” e o APP MyHouse executa o provisionamento do dispositivo que você escolheu. Repita tudo com os demais dispositivos.

Controlando um dispositivo – Dispositivos Mestre e Escravo

Na tela onde todos os dispositivos estão listados, você liga ou desliga um dispositivo clicando o interruptor que aparece ao lado do nome do dispositivo na lista. Para acessar ou editar os controles avançados do dispositivo mantenha pressionado o nome do dispositivo até abrir a sua tela de edição.

Quando o dispositivo estiver listado dentro de um grupo, basta pressionar e soltar o ícone de um dispositivo para que ele seja ligado ou desligado, a cor do ícone mudará, mostrando o seu estado.

Cada device contém sua própria identidade, conforme o manual.

Muito importante: Os dispositivos Mestre são aqueles que cujo as suas ações provocam a atuação de outro dispositivo, por exemplo os sensores e interruptores.

Já os dispositivos Escravos são aqueles que recebem comandos do dispositivo Mestre ou de ação de tarefa solicitada diretamente pelo usuário, por exemplo: controle de Smartlamp,  SmartTomada, Smart Cortina.

Mas o mesmo dispositivo Smart pode ser o elemento Mestre e Escravo, como no caso do Smart Sensor de Presença, que possui o elemento de controle de lâmpada e também pode controlar outros devices.


Configuração básica de dispositivos MyHouse

Para configurar um dispositivo ou device, vá para um grupo ou na tela de visão geral dos dispositivos instalados, e pressione o ícone de um dispositivo e o mantenha pressionado até a abertura da tela de configuração.

Ali, escolha um ícone, um nome, configure os parâmetros de funcionamento e controle o dispositivo. Muito fácil. Podemos ainda escolher colocar o dispositivo em um grupo de dispositivos, programar um agendamento para o dispositivo e associar o dispositivo a outros dispositivos.

Grupos de dispositivos MyHouse

Os grupos são uma forma de organizar os dispositivos instalados conforme o desejo do usuário. Os grupos possuem o comando “Ligar / Desligar tudo”, este comando liga ou desliga simultaneamente todos os dispositivos de controle de iluminação que participam do grupo.

Há alguns grupos já pré criados no aplicativo: Sala, Cozinha, Dormitório, Escritório, Lavanderia, Garagem e Banheiro. Mas você pode personalizar, incluindo ou excluindo grupos. Nós podemos também organizar os agrupamentos de dispositivos por função, como iluminação externa, iluminação interna, tomadas, etc. Ou ainda, como você quiser e preferir.

Criação e Edição de Grupo de Dispositivos MyHouse

Você pode criar um grupo no APP MyHouse de duas formas: a primeiro delas é através da tela de Adição, pressionando-se o botão “Adicionar Grupo” e o segundo é dentro da tela de configuração de dispositivo.

Na opção de adicionar grupos, escolha os grupos para os devices clicando no botão “+”. Os dois caminhos direcionam para a tela de criação de grupos no APP Myhouse, nesta tela é possível dar um nome ao grupo, escolher um ícone para o grupo, selecionar uma imagem para colocar como fundo no grupo, aplicar efeito sépia na imagem escolhida e escolher os dispositivos que farão parte do grupo.

Já para editar um grupo basta pressionar o botão de edição (que é o ícone de um pequeno lápis)   na tela principal do APP, onde todos os grupos são exibidos através de seus  ícones. Assim, os ícones dos grupos começarão a balançar e para edita-los basta pressionar um destes ícones.

Na tela de edição de grupos, além das configurações de personalização encontradas na tela de adição de grupos, também estará disponível a opção de exclusão do grupo através do botão “Excluir Grupo”.

Controlando um Grupo de Dispositivos MyHouse

Na tela principal do APP MyHouse, todos os grupos são exibidos através de seus ícones. Para ligar ou desligar um grupo basta pressionar e soltar o seu respectivo ícone para fazer o grupo onde a cor do ícone representa o  seu estado.

Para acessar um grupo, basta manter pressionado o seu respectivo ícone até que o mesmo seja aberto. Ali dentro de um grupo, todos os dispositivos são exibidos através de seus respectivos ícones. Nesta tela também está presente o botão “ligar tudo”. Pressionando este botão é possível ligar e desligar todo o grupo.

Controlando um Cenário

Cenários são uma forma de manipular vários dispositivos ao mesmo tempo para realizar determinada atividade.  Por exemplo, assistir um filme, cozinhar, jantar. Um cenário cinema pode ligar o televisor, fechar as janelas e diminuir a iluminação da sala, tudo para aumentar o seu conforto!

Para editar cenários existem duas formas possíveis, ambas através da tela de controle de cenários do nosso APP MyHouse. Nesta tela, onde todos os cenários são exibidos através de seus respectivos ícones, os editamos pressionando o ícone do pequeno lápis. Ao pressionar esse botão os ícones dos cenários começam a balançar e para editar um dos cenários basta pressionar um deles.

Nesta mesma tela também é possível editar um cenário mantendo pressionado o seu respectivo ícone até que a tela de edição seja aberta.  E também está disponível a opção de agendamento de cenário que veremos adiante e a opção de exclusão que excluí o cenário da rede. Controlar um cenário consiste em ativa-lo ou desativa-lo. As ações executadas pelo cenário ocorrem todas em sua ativação, porém a sua desativação libera eventuais dispositivos que foram desabilitados pelo cenário para voltarem a operar de forma automática.

Podemos ainda ativar ou desativar um cenário através de um dispositivo mestre de gatilho ou pressionando e soltando o respectivo ícone do cenário na tela de controle de cenários do APP MyHouse onde todos os cenários são exibidos através de seus ícones. Ao pressionar o ícone de um cenário ele alterna entre o estado de ativo ou inativo, mudando a cor do ícone conforme seu estado.

Agendamentos

O sistema de automação doméstica MyHouse permite o agendamento de dispositivos e cenários. É possível escolher a data e hora de início e fim para cada agendamento criado, habilitar ou desabilitar um agendamento, além de escolher parâmetros de repetição agendamento como dias da semana, dia do mês, etc.

Agendamos um dispositivo acessando a tela de configuração do dispositivo e clicando nas opções de agendamento, basta pressionar o ícone do pequeno lápis e configurar o agendamento na sua tela de criação. E para editar um agendamento, basta pressionar sobre ele e neste momento a tela de configuração do mesmo será exibida.

No agendamento de um dispositivo, além de personalizar os itens referentes a agenda, também é possível escolher o parâmetro do dispositivo e valor que o mesmo deverá assumir para quando o agendamento for ligado e para quando o agendamento for desligado. Da mesma forma, para agendar um cenário basta acessar a tela de configuração do cenário, como já vimos, e acessar as opções de agendamento.

Para adicionar um agendamento basta pressionar o botão “+” e configurar o agendamento na sua tela de criação. E para editar um agendamento, clique sobre o agendamento e a tela de configuração do mesmo será exibida.


Conexão de outros smartphones a rede

Para conectar outros smartphones a rede Myhouse, além do smartphone Master que a criou, ambos os smartphones precisam estar conectados à internet e o smartfone que está ingressando na rede deve ter instalado o APP MyHouse.

No Smartphone Master, na tela principal do APP MyHouse, acesse o menu do APP e selecione a opção “Configurações de Rede”. Ali, selecione a opção “Compartilhar Rede”.

Uma nova tela será aberta no APP MyHouse informando uma chave de segurança que posteriormente deverá ser informada ao smartphone que irá ingressar na rede. Esta chave tem uma validade de apenas 20 minutos, após isso não será mais aceita pelo servidor MyHouse.

No Smartphone que está ingressando na rede selecionar a opção “Entrar em uma rede existente” através do ícone minhas redes do APP MyHouse. Em seguida, informe o código de segurança gerado e pressione o botão “Prosseguir”. Se o código informado for válido, o APP Myhouse vai acessar o servidor MyHouse e coletar os dados para ingressar na referida rede. Já está feito! Que facilidade...

Uso de um dispositivo copiador IR

O dispositivo copiador IR é um equipamento que realiza a cópia e o armazenamento de códigos em sinais infravermelhos para serem utilizados no sistema de automação. Na maioria das vezes estes sinais são oriundos de controles remoto infravermelho, tais como controles de televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar, receptores de TV a cabo, etc.

Para adicionar um novo botão infravermelho, é necessário acessar as configurações do dispositivo copiador IR. Na tela de configurações do dispositivo copiador, pressionar a opção “abrir device >”;

Após isto será aberta uma nova tela contendo os layouts de controle remoto existentes, onde  é possível escolher entre um layout para controle multimídia, um layout para controle de condicionadores de ar e um layout para controle de cortina. A escolha do layout não está diretamente relacionada ao botão infravermelho que será copiado, é apenas uma escolha do aspecto visual que será utilizado para referenciar o controle remoto do botão copiado, ou seja, nada impede que um layout de controle de condicionador de ar seja utilizado para um botão copiado de um controle de televisor por exemplo.

Após escolher o layout de controle remoto a ser utilizado, é possível editar o título deste controle remoto pressionando o botão de editar (pequeno lápis) O título escolhido será exibido posteriormente na tela de seleção de controle remoto.

Ali,  no APP MyHouse pressione e mantenha pressionado o botão que receberá o código do botão físico que será copiado, até que a tela de instruções para cópia de botão físico seja aberta. Caso o layout escolhido seja um layout de controle de condicionador de ar, nesta tela é possível selecionar uma imagem que será utilizada para caracterizar o botão.

Na tela de instruções para cópia de botão físico pressione o botão capturar e siga as instruções exibidas na tela para completar o processo de captura.

Para utilizar os botões copiados no APP MyHouse, basta acessar as configurações do dispositivo IR. Pressionar o item abrir device, abrir o controle remoto desejado e pressionar os botões virtuais desejados.

Operações avançadas – atualização de um dispositivo

O recurso de atualização de dispositivos, permite que sua rede fique sempre atualizada com as últimas versões e funcionalidades disponíveis.

Para esta operação é necessário que o seu smartphone esteja conectado à internet e também esteja conectado diretamente com o dispositivo que será atualizado, ou seja, o dispositivo precisa estar dentro do alcance do smartphone.

No APP Myhouse, acessar a tela de configuração do dispositivo e pressionar o botão “atualizar device”. A tela seguinte do APP MyHouse vai apresentar as versões de software disponíveis para o seu dispositivo, caso o seu dispositivo já esteja atualizado com a última versão, o APP MyHouse vai informa-lo. A o Escolher uma das opções disponíveis, basta aguardar e seguir as instruções na tela do APP Myhouse e esperar o dispositivo ser atualizado.

Após concluir o processo de atualização o seu dispositivo irá reiniciar automaticamente e o processo de atualização estará concluído.


Associação entre dispositivos

Associar dispositivo consiste em combinar funcionalidades de um dispositivo a outro, sempre seguindo o paradigma mestre e escravo. As associações sempre são feitas no dispositivo mestre, mas podem ser visualizadas nos dispositivos escravos.

Dispositivos mestres são aqueles que efetuam uma ação de comando, como por exemplo o dispositivo Smart touch que serve para controlar iluminação, o dispositivo Smart sensor que serve para comandar elementos da rede ao ser detectado um movimento, etc.

Dispositivos escravos são aqueles que seguem ações de comando, como por exemplo o dispositivo Smart lamp que precisa receber um comando para executar uma ação de dimerização ou de liga desliga, o dispositivo Smart copiador IR que precisa receber um comando para enviar ou capturar um controle remoto IR.

Um exemplo de associação é fazer com que um dispositivo Smart Sender (mestre), controle um dispositivo Smart lamp (escravo), ou um dispositivo Smart sensor controle um dispositivo Smart lamp. No APP MyHouse, acesse a tela de configuração do dispositivo mestre que será associado e pressione o botão “+” no item “Dispositivos associados pelo acionamento”.

Em seguida serão exibidos os dispositivos escravos compatíveis com o dispositivo mestre que você está associando, disponíveis em sua rede MyHouse, basta então selecionar o dispositivo ou os dispositivos desejados e clicar em salvar e pronto, os dispositivos estão associados.

Na tela de configurações do device mestre é possível visualizar, adicionar ou excluir todas as associações realizadas com este device, e na tela de configurações do device escravo é possível visualizar todos os mestres que estão associados a ele.

Adição de um dispositivo SmartView

O SmartView é um dispositivo especial que tem diversas funcionalidades próprias e também confere a rede Myhouse como um todo algumas funcionalidades adicionais. Este dispositivo possuí uma interface gráfica totalmente configurável pelo usuário e através desta interface é possível controlar toda a rede.

O SmartView adapta-se a caixas 4x2 de instalações elétricas residências podendo substituir os interruptores mecânicos convencionais.

Além das funcionalidades próprias, o SmartView também agrega a funcionalidade de acesso remoto a sua rede MyHouse, ou seja, você pode verificar e comandar sua residência de qualquer lugar no mundo que possua uma conexão com a internet, através do APP MyHouse ou através da página web do servidor Exatron.

Outra funcionalidade agregada é a possibilidade de backup e restauração de todos os smartphones e dispositivos que participam de sua rede MyHouse.

O SmartView também adiciona a sua rede MyHouse a funcionalidade de controle de usuários e cercamento eletrônico que serão discutidos nos tópicos seguintes. Então vamos lá: No APP MyHouse, acesse a tela de adição e pressionar o botão Adicionar IHM.

O APP MyHouse irá acessar o servidor Exatron e gerar um código numérico que deverá ser inserido no dispositivo SmartView. Com o dispositivo SmartView eletricamente conectado, siga os passos de instalação exibidos na tela do dispositivo e quando solicitado informe o código que foi fornecido pelo APP Myhouse.

Após realização dos passos anteriores o dispositivo SmartView vai conectar-se ao servidor Exatron e passará a fazer parte de sua rede MyHouse.

Controle de usuários

Com um dispositivo SmartView instalado em sua rede, o controle de usuários pode ser habilitado. Este controle permite criar até 10 usuários diferentes e atribuir diferentes permissões para cada usuário. Por exemplo, o Usuário A pode apenas utilizar cenários e agendamentos, não pode criar, o usuário B só pode controlar os dispositivos da sala, banheiro e cozinha.

Além disso o controle de usuários também permite o cancelamento de usuários e a utilização de um usuário convidado, destinado aos hospedes. E é bem fácil: No APP MyHouse acessar a tela de configuração de rede pressionar o botão “+” no item “Permissão de usuários desta rede”.

Na tela seguinte é preciso informar o e-mail do usuário a ser adicionado, e também suas permissões de uso. Quando o usuário criado fazer login pela primeira vez no APP Myhouse, ele fará o cadastro de uma senha e de uma pergunta secreta para recuperação de senha. Para Edição / Exclusão / Cancelamento de usuários acesse a a tela de configuração de rede no APP MyHouse para acessar e pressionar sobre o usuário ao qual deseja-se alterar ou excluir.

E na tela seguinte é possível alterar as permissões do usuário, excluir ou cancelar o mesmo.


Cercamento eletrônico

Com um dispositivo SmartView instalado em sua rede o cercamento eletrônico poderá ser implementado. Esta funcionalidade consiste em executar cenários previamente criados através da proximidade geográfica de seu smartphone com a sua residência ou quando você ingressa no WiFi de sua residência ou quando o seu smartphone ingressa em sua rede Myhouse.

Para qualquer um dos cercamentos eletrônicos disponíveis é necessário que o APP Myhouse esteja em execução e que o hardware correspondente a modalidade esteja habilitado (Wifi, Bluetooth ou GPS). Para isso, acesse a tela de configurações do cenário que você deseja acionar através do cercamento eletrônico e clique no botão “>”.

Na tela seguinte selecione o tipo de cercamento que você deseja, bluetooth, WiFi ou Geolocalização. Se você escolheu “Geolocalização” o APP Myhouse vai solicitar que você escolha um raio de atuação e marque a posição de sua residência, para tanto basta você estar presente em sua residência e pressionar o botão marcar posição.

Para finalizar, clique em “Salvar”.